MENSAGEM DO PRESIDENTE

Mensagem do Presidente

Seja muito bem-vindo ao XIX Congresso Paulista de Nefrologia! Inovação e Sustentabilidade são os dois princípios que implementaremos neste tradicional evento da nefrologia brasileira.

Todas as informações, incluindo a versão final do programa científico, estão disponíveis no aplicativo Nefro 2017, com formato robusto e de fácil manejo. Para o bom funcionamento do modelo, estará à sua disposição rede de WiFi gratuita nas áreas do Congresso. Você poderá visualizar também o programa em um telão próximo ao hall de exposição. No site paulistanefro2017.com.br há disponível para download o formato para impressão, para aqueles que desejarem ter uma versão em papel, bem como em flipbook, para os que desejarem visualizá-lo como e-book em smart phone ou tablet.

Além disso, trazemos algumas inovações quanto ao formato: Tema Livre em Destaque, na sessão Mesa Redonda, KDIGO Special Session, sessões interativas, nas quais os apresentadores poderão mensurar a opinião dos espectadores através do APP e o Case Report, onde 10 casos clínicos escolhidos entre os melhores que foram submetidos ao Congresso serão apresentados em sessão speaker training.

Recebemos um total de 500 trabalhos, de 118 instituições, representativas de 19 estados do Brasil, demonstrativo inequívoco da importância deste evento no cenário da Nefrologia Brasileira. Em nome da Comissão Organizadora, agradeço à Diretoria da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo, aos membros da Comissão Científica e aos colegas que participaram da avaliação dos trabalhos; aos palestrantes, coordenadores de atividade e moderadores de sessão; aos nossos parceiros e patrocinadores, desejando que tenham todos excelente oportunidade de negócios e de investimento em educação continuada de alta qualidade; e a todo o staff da Fernanda Prestes Eventos, pelo suporte irretocável.

Agradeço, especialmente, a presença dos convidados internacionais, que gentilmente atenderam ao nosso convite: Dr. Andrew Levey, Dr. Fernando Fervenza, Dr. Matthew Sampson, Dra. Katherine Tuttle, Dr. Geoffrey Block, Dr. Gregório Obrador e Clemente Sousa.

Um agradecimento especial às queridas colegas Patrícia Abreu e Maria Almerinda, que doaram tempo e brilhantismo para que este Congresso seja um grande sucesso.

Obrigado a você, congressista, pelo prestígio da sua presença. Nos últimos dois anos trabalhamos arduamente para entregá-lo um evento de alto nível científico, sustentável, inovador, tendo como meta primordial atender à sua expectativa. Espero que este seja também um momento para você reencontrar amigos e colegas, conhecer novos colegas, fazer novos amigos, confraternizar e trocar ideias e experiências.

Um cordial abraço,

Lúcio R. Requião Moura
Presidente do XIX Congresso Paulista de Nefrologia

APOIO INSTITUCIONAL

PATROCÍNIO