CONVIDADOS INTERNACIONAIS

DR. ANDREW LEVEY

Tufts University School of Medicine
Chief of the William B. Schwartz Division of Nephrology at Tufts Medical Center
Editor-in-Chief of American Journal of Kidney Disease

Áreas de Atuação: Doença Renal Crônica, avaliação de função renal, nefropatia diabética.


O Dr. Andrew Levey é reconhecido como uma das maiores autoridades em Doença Renal Crônica (DRC) no mundo, tendo participado da força tarefa da National Kidney Foundation (NFK) em doença cardiovascular, do grupo de trabalho do KDOQI e conduzido três conferências do KDIGO. É um dos investigadores do MDRD, estudo responsável pela definição da fórmula de estimativa de taxa de filtração glomerular, sendo essa uma das suas principais áreas de atuação, tendo publicado posteriormente o CKD-Epi. Dedica-se também ao estudo da epidemiologia, manejo com vistas à progressão, doença cardiovascular e nutrição na DRC. É Editor Associado do Annals in Internal Medicine e Editor Chefe do American Journal of Kidney Disease. Tem 392 artigos catalogados no PubMed.

DR. FERNANDO FERVENZA

Mayo School of Graduate Medical Education, Mayo Clinic College of Medicine

Áreas de Atuação: Glomerulopatias, Nefropatia, Diabética e Hipertensão


O Prof. Fernando Fervenza formou-se pela PUC-RS fez fellow em nefrologia na Stanford University e PhD na University of Oxford. Atualmente é professor de Medicina na Mayo School of Graduate Medical Education, Editor Associado do Journal of the American Society of Nephrology e membro da seção de nefrologia do American Board of Internal Medicine. Suas principais áreas de atuação são fisiopatologia e tratamento das glomerulopatias, sobretudo avaliação de tratamento inovadores, demais doenças renais parenquimatosas e hipertensão. É diretor do Nephrology Collaborative Group. Tem 201 publicações catalogadas no PubMed.

DR. MATTHEW SAMPSON

University of Michigan. USA

Áreas de Atuação: Alterações genéticas em doenças renais, nefropediatria


Especialista em avaliação genética, sua linha de pesquisa combina tecnologias inovadoras em genoma, genética computacional e métodos de bioinformática para elucidação de variações genéticas em doenças renais. É um dos coordenadores do Nephrotic Synforme Study Networ (NEPTUNE).

DRA. KATHERINE TUTTLE

University of Washington School of Medicine. USA

Áreas de Atuação: Doença Renal do Diabetes, Doença Renal Crônica, Nutrição, Nefrologia Translacional


Dra. Katherine Tuttle é formada pela Northwestern University School of Medicine em Chicago, tendo feito fellow em Metabolismo e Endocrinologia pela Washington University e em Nefrologia pela University of Texas Health Science Center. Atualmente é professor de Medicina da University of Washington e Diretora Executiva do Research at Providence Health Care. É Editora Associada do CJASN e co-chair da NKF para Diabetes e Doença Renal Crônica. Com cerca de cem trabalhos publicados, é uma das maiores autoridades em doença renal do diabetes no mundo, tendo importante produção também em hipertensão, doença vascular renal e cuidados translacionais na doença renal crônica. Recebeu o YWCA woman of Achievement Award in Science in 2009 and Outstanding Clinical Faculty Awards at UW School of Medicine in 1992 and 2012.

DR. GREGORIO OBRADOR

Faculty of Health Sciences, Universidad Panamericana, Mexico City, Mexico

Áreas de Atuação: Doença Renal Crônica, Anemia, Tratamento de Suporte


O Dr. Gregorio Obrador é professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Panamericana, na cidade do México. Fez fellowship em investigação básica na Boston University Medical Center e em investigação clínica em New England Medical Center & Tufts University School of Medicine, ambos na área de nefrologia. É membro do Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia do México, do comitê para doenças não transmissíveis da OMS e do corpo editorial de diversos periódicos, incluindo o CJASN. Membro do Comitê Executivo do KDIGO e do Anemia Guideline Work Group.

DR. GEOFFREY BLOCK

University of Colorado. USA

Áreas de Atuação: Clinical trials em nefrologia, doença renal crônica


Com larga experiência em estudos clínicos, em parte deles como envestigador principal, Dr. Block ministrará palestra sobre avaliação de clinical trial em nefrologia. Esta diretamente envolvido nos estudos mais recentes com novas drogas para o tratamento dos distúrbios do metabolism mineral e ósseo e da anemia na doença renal crônica.

DR. CLEMENTE NEVES SOUSA

Escola Superior de Enfermagem do Porto. Portugal

Áreas de Atuação: Acesso vascular, enfermagem em nefrologia


Professor Adjunto da Escola de Enfermagem do Porto, tem diversas publicações sobre acesso vascular de pacientes em hemodiálise, especialmente do cuidado com fístulas arteriovenosas. Ministrará aulas na linha temática de enfermagem.

APOIO INSTITUCIONAL

PATROCÍNIO